segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

1º Encontro de Cacheadas e Crespas em Três Rios - RJ

Ontem, dia 11 de janeiro de 2015, estivemos presente no Encontro de Cacheadas e Crespas em Três Rios-RJ.

Organizado pelas divas Ana Carolina e Daiana Lucas, o evento foi maravilhoso!








Etienette Prudêncio fez a abertura do evento com muita simpatia e beleza. Falou sobre seu processo de transição capilar, sobre as dificuldades encontradas para assumir seu lindo crespo.
Etienette foi inspiração para sua filha (diva) Emilie Prudêncio. Emilie também falou sobre seu processo de transição e sobre os vários preconceitos vividos.






Jéssica Martins nos falou sobre outras perspectivas que envolvem a questão do cabelo crespo. Questões políticas que envolve o tão polêmico racismo.
Levou-nos a refletir sobre mulheres que consideram seus cabelos crespos e cacheados como um problema. Não conseguem assumir seu cabelo natural, assim como ele é. Isso acontece porque a mídia e a sociedade em geral não valoriza o crespo, o cacheado. As imagens que aparece em outdoor, em capas de revistas, em propagandas de maquiagem, raramente são imagens das divas negras.
Jéssica é a criadora da página Cacheadas em Transição.






Renata Moraes  é criadora da marca de acessórios infantis Lulu e Lili. Renata nos falou sobre sua realidade enquanto mãe de não encontrar bonecas que representem suas filhas. O que encontramos no comércio são sempre bonecas brancas, com olhos claros e cabelos lisos. As princesas, em sua maioria são assim. E quando procuramos uma princesa negra pra comprar, ela não está a venda.
São questões cotidianas que nos mostram o quanto não somos vistos com igualdade.
Durante o evento Renata organizou um desfile infantil com acessórios de sua loja.






Marília Gabriela é jornalista e atua no ramo de cuidados com cabelos crespos utilizando produtos naturais. Gabriela tem um salão no Rio de Janeiro. No evento em Três Rios fez demonstrações de óleos naturais que foram criados por ela própria para cabelos crespos.




Dandara Abreu é proprietária do Blog e da Marca Chama as amigas. Esteve presente no evento apresentando várias maneiras de usar turbante.



Tentamos apresentar aqui um pouco daquilo que vivemos em Três Rios.
Já estamos na espectativa do próximo encontro.

Abraço.


Postado por Ana Virgínia












Um comentário: