segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Consciência Negra: Literatura e Música

No dia 27 de novembro de 2014, aconteceu, no Museu de Arte Moderna de Juiz de Fora, o evento Consciência Negra: Literatura e Música.

Foi uma noite belíssima.


A Professora Cecy Barbosa Campos fez uma linda apresentação da vida e trajetória de Abdias Nascimento, que é um referencial quando o assunto é a luta pela igualdade racial. Esse ativista nos deixou um legado de lutas pelo povo afrodescendente no Brasil.
Para conhecer mais sobre Abdias Nascimento clique aqui.






Em seguida, tivemos a maravilhosa apresentação do "Batuque Afro-Brasileiro Nelson Silva", que é um dos maiores representantes da cultura afrodescendente em Juiz de Fora. Nelson Silva foi compositor e ritmista que defendeu a temática negra em busca de liberdade e igualdade.

Por meio do decreto nº 9.085, de 15 de janeiro de 2007, o grupo foi registrado como Bem Imaterial pelo valor histórico e cultural que envolve sua tradição divulgando a cultura negra através de suas composições, suas letras, seu cantos, seus lamentos, suas raízes e suas danças.






O projeto do Varal Fotográfico contemplou a mulher afrodescendente que tem cada vez mais assumido seus traços, seu corpo, seu cabelo, sua essência. Elas reconhecem sua beleza, sua capacidade de atuar em áreas que não são somente o serviço doméstico e serviçal, também a capacidade de atuar dentro das faculdades, dialogar e transformar atitudes que possam ser preconceituosas.


Agradecemos a todos que ajudaram e incentivaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário